Dourados
Vereador Rogério Yuri conta sua trajetória política e fala sobre o mandato em Dourados
Eleito com 1.414 votos, Rogério Yuri (PSDB) é o vereador mais bem votado do ninho tucano douradense nas ultimas eleições. Desde o início de sua vereança dentro da Câmara de Vereadores de Dourados Rogério Yuri prega a independência do seu mandato
MARIANA ROCHA
Na política desde 1988, Rogério Yuri foi o vereador mais bem votado no PSDB de Dourados nas eleições de 2020. Um homem inteligente, Arquiteto, Policial Civil e político dedicado a ouvir as pessoas. Foi Diretor Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Dourados e esteve em cargos estratégicos dentro da Secretaria de Governo do município.
Rogério Yuri Farias Kintschev nasceu em Vicentina, filho de uma professora e de um comerciante, veio com dois anos de idade para Dourados, cidade que ele considera sua casa, onde, aos 50 anos, cria suas filhas e sua neta ao lado de sua esposa Erika Alvares dos Santos e cumpre seu primeiro mandato como vereador.
Em entrevista ao jornal Voz da Comunidade Dourados, Rogério Yuri contou como tudo começou até ser eleito vereador da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, segundo ele, o tio que era assessor do ex-prefeito de Dourados, o saudoso Zé Elias Moreira, o trouxe para a política e desde então, foi uma árdua caminhada.
O vereador Iniciou a jornada na juventude do PTB, durante a década de 90, no entanto, junto da vida política sempre caminhou com os estudos e em 1998 fez concurso para adentrar nos quadros da segurança pública, dentre centenas de candidatos ele conquistou sua vaga na Polícia Civil.
Com as Bênçãos de Antônio Tonani
Em 2004, com o apoio do saudoso Antonio Tonani, um dos mais importantes nomes da comunicação douradense, Rogério Yuri vai para disputa eleitoral, com a ajuda de seu irmão, dois cabos eleitorais e muita sola de sapato, em sua primeira campanha, ele conquista 536 votos, o que para quem trabalha na política significa um ótimo resultado.
Rogério ficou na condição de suplente, afinal, no tempo das coligações, não bastava apenas um grande volume de votos, a matemática da política, muitas vezes, pode parecer injusta. Nesta eleição, ajudou Bela Barros, amiga pessoal e uma mulher respeitada em Dourados.
ALEMS, Bela Barros e Zauith
Após as eleições de 2004, com a eleição de alguns nomes, o tabuleiro político se movimentou e Dourados passou a ter três representantes na Assembléia Legislativa
Humberto Teixeira, Valdenir Machado e Bela Barros, com isso, sabendo do potencial político de Rogério Yuri, Bela o convida para ser seu assessor na ALEMS.
Em 2007, Murilo Zauith era vice-governador ao lado de André Puccineli e estava organizando seu grupo para disputar as eleições municipais em Dourados, foi aí que convidaram Rogério Yuri para fazer parte do projeto, após a derrota para Ari Artuzi, se dedicaram à disputa do Senado.
O vereador conta com saudosismo e carinho, sobre a época em que esteve lado a lado com Murilo, na condição de assessor e relembra a eleição extemporânea que elegeu Zauith após escândalos que resultaram na prisão de Artuzi e de vários vereadores da cidade.
Rogério Yuri esteve como adjunto na Secretaria de Governo de Dourados, local onde passam todas as pautas, sejam políticas ou administrativas, sua função era auxiliar o então Prefeito no trato com seu secretariado.
Um tempo depois, após dois mandatos de Murilo, pelas conjunturas políticas, Rogério Yuri foi escolhido como vice na chapa de Geraldo Resende (PSDB) durante a disputa para prefeitura de Dourados, na oportunidade, Délia Razuk saiu vencedora.
Após uma importante trajetória nos bastidores da política, Rogério Yuri fez questão de organizar cada detalhe para sua segunda tentativa na disputa por uma cadeira no Palácio do Jaguaribe, conversou com a família e com seus companheiros mais próximos, desenhou uma campanha, assim como fez, diversas vezes, para outros políticos, mas, desta vez, colocou a sua história e seu objetivo pessoal como prioridade.
Rogério Yuri Vereador, Independência e busca pela Paz
Eleito com 1.414 votos, Rogério Yuri (PSDB) é o vereador mais bem votado do ninho tucano douradense nas ultimas eleições. Desde o início de sua vereança dentro da Câmara de Vereadores de Dourados Rogério Yuri prega a independência do seu mandato, o enfrentamento às irregularidades no processo licitatório envolvendo a reforma da casa de leis, a posição contrária à taxa de lixo municipal e produz iniciativas jurídicas pela paz e bem estar social.
Frente Parlamentar em Defesa da Solução dos Conflitos entre Indígenas e Proprietários de Terras
Criada em agosto de 2023, Rogério Yuri é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Solução de Conflitos entre Indígenas e Proprietários de Terra e busca, junto aos seus pares, alternativas para a proteção dos direitos humanos de indígenas e do direito à propriedade privada e produtores rurais no entorno de Dourados.
Na Assembleia, pediu ajuda do parlamento estadual e obteve resposta de Zeca do PT, Gleice Jane, Lia Nogueira e Zé Teixeira que falam em colaborar para que o assunto seja levado às autoridades estaduais e federais e se colocaram à disposição para aprofundar o debate em busca da melhor solução, para ambos os lados e que restabeleça a paz e o entendimento.
Como resultado prático, Rogério Yuri conta que são 6 meses sem conflito de terra no local onde foram originadas as conversas que deram vida à Frente Parlamentar em defesa da solução de conflitos.
“Buscar a paz, passa, necessariamente pela construção do futuro de Dourados. Um futuro de industrialização, de respeito aos Povos Originários, de respeito ao Produtor Rural e da construção de limites e soluções, no lugar de tensões e mortes. Defendo as famílias, sejam elas brancas ou indígenas, são famílias. Cidadãos brasileiros e douradenses. O legislativo de Dourados tem importância na resolução de conflitos, esperamos contar com a Assembléia e com o Governo Federal. Estamos nos movimentando.”
Rogério Yuri (PSDB)
COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE





PRIMEIRA PÁGINA
PUBLICIDADE
