Clima Tempo
Mato Grosso do Sul segue sob alerta para chuvas intensas e ventos fortes
LIGADO NA NOTICIA LUIZ GUILHERME
Todo o estado de Mato Grosso do Sul segue sob alerta para chuvas intensas e ventos fortes, conforme aviso publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (4/2), que cita volume de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. Há ainda baixo risco de queda de granizo em áreas isoladas.
Em Dourados, segundo Instituto, deve ocorrer mais chuvas hoje ao longo do dia, com risco de granizo. Dados do Guia Clima da Embrapa mostram que nesta terça-feira (3/2), foram registrados 38,4 milímetros de chuva na maior cidade do interior de MS.
O aviso meteorológico também indica possibilidade de alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções momentâneas no fornecimento de energia elétrica, especialmente em áreas urbanas e regiões mais suscetíveis a acúmulo de água.
Nestes casos, a orientação para a população é evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos em caso de tempestades mais intensas.
Temperaturas
Apesar dessas chuvas, os termômetros devem atingir 34°C em Iguatemi e ficar acima de 30°C também em Corumbá, Porto Murtinho, Dourados e Anaurilândia, com base nos dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas mais amenas, variando de 25°C a 27°C, sob condição de céu nublado, chuva frequente e possibilidade de tempestades ao longo do dia.
Na região de Três Lagoas, no leste do estado, a máxima chega a 29°C e a mínima fica na casa dos 20°C, o mesmo é previsto para Paranaíba, Coxim, Camapuã, Aquidauana e Ponta Porã.
O alerta de perito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é válido até a noite de hoje e há risco de queda de árvores, alagamentos e granizo. Os ventos podem alcançar os 100 km/h.
Outros estados também são afetados
Além de Mato Grosso do Sul, o alerta meteorológico também abrange áreas de outros estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, onde a instabilidade atmosférica favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva ao longo do dia.
COMENTÁRIOS
LEIA MAIS



PRIMEIRA PÁGINA




