Marçal discute com diretores da Gol volta de voos comerciais a Dourados

Voos foram suspensos em 2021, quando aeroporto foi fechado para reforma

ASSESSORIA


Marçal e Luís Roberto com os diretores da GOL na sede da empresa em São Paulo (Foto: Divulgação/Agecom)

O prefeito Marçal Filho se reuniu na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, com executivos da GOL Linhas Aéreas para discutir a retomada da operação da empresa em Dourados. Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, que está a frente dos procedimentos administrativos para homologação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o prefeito recebeu dos executivos a informação que a GOL voltará a operar em Dourados tão logo o aeroporto esteja liberado para receber voos comerciais. “Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo”, comemorou Marçal Filho.

Nos próximos dias a Agência Nacional de Aviação Civil deve realizar a vistoria técnica no Aeroporto Regional para homologar as operações comerciais. Pousos e decolagens de aviões de grande porte estão liberados desde que Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Força Aérea Brasileira aprovou as duas cabeceiras da nova pista. “Faltam apenas detalhes técnicos para a liberação de voos comerciais em Dourados, mas em pouco tempo tanto a Anac quanto o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deverão homologar o Aeroporto Regional”, ressalta o prefeito.

Na sede da GOL na manhã desta quarta-feira (7), Marçal Filho e Luís Roberto Martins de Araújo foram recebidos pelo diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura, Rafael Moreira Mello Araújo, pelo diretor executivo de Planejamento de Malha Aérea, Bruno Balan, e pelo especialista em Relações Institucionais da GOL, Narcos Tognato. A Superintendência de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) acompanhou a reunião, já que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está sob gestão da estatal. “Foi uma reunião muito proveitosa, onde deixei claro aos executivos que a Prefeitura de Dourados irá oferecer todas as condições possíveis para que a empresa volte a operar na nossa cidade”, observou Marçal Filho.

Ao deixar a sede da GOL Linhas Aéreas, o prefeito lembrou que logo nas primeiras semanas de governo esteve em São Paulo para conhecer os projetos de operação da Azul Linhas Aéreas. Na ocasião, Marçal Filho esteve acompanhado pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB) e foi recebido por Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul; Amanda Fortaleza, gerente de Relações Institucionais; Isabela Bettini, gerente Tributária e Fernando Mattia, gerente de Relações Institucionais.

A exemplo do que aconteceu neste dia 7 de maio, na reunião com a Azul o prefeito recebeu a garantia que tão logo a pista seja homologada pela Anac e liberada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a empresa voltaria a operar em Dourados com voos direto para São Paulo. “Primeiro foi a Azul e agora a GOL e outras empresas regionais aéreas já demonstraram interesse em operar na nossa cidade”, pontuou Marçal Filho. “Isso é excelente, porque quanto maior a concorrência, melhor será o serviço prestado e mais justa será a tarifa cobrada”, completou o prefeito.

A sinalização positiva de Azul e GOL é mais um passo no trabalho exaustivo que a equipe da Prefeitura de Dourados está fazendo para reativar os voos comerciais depois do Aeroporto Regional ter permanecido fechado por quase 4 anos. Foram audiências no Ministério de Portos e Aeroportos, na Agência Nacional de Aviação Civil, na Infraero, enfim, com todos os agentes indispensáveis para a operação do aeroporto.

Histórico

A Azul Linhas Aéreas iniciou as operações em Dourados em fevereiro de 2013 e rapidamente viu seus voos diários com ocupação total. Eram dois voos diários, um na madrugada e outro à tarde, de segunda a sexta-feira, com aeronave ATR 72-600, de 70 assentos. Na sequência passou a operar com voos também nos finais de semana, sempre lotados. A empresa encerrou as atividades em maio de 2021, quando tiveram início das obras de reconstrução da pista de pouso e decolagem.

A GOL Linhas Aéreas passou a operar no Aeroporto Regional de Dourados em maio de 2019, ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com dois voos diários e diretos em aeronaves Boeing 737-700 Next Generation com capacidade para até 138 passageiros. A empresa também encerrou as operações quando o aeroporto foi fechado para reformas, em maio de 2021.



COMENTÁRIOS